quarta-feira, 19 de junho de 2013

Recursos para Agricultura e Abastecimento de Laranjal Paulista
Nesta terça-feira dia 18 de junho, o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), 2º Secretário, representando a Câmara Municipal de Laranjal Paulista, esteve com o Sr. João Primo Costa, presidente da Associação dos Agricultores de Laranjal Paulista – ASPLAPA, acompanhado por membros da Associação. No evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, que reuniu cerca de 300 pessoas entre produtores de associações, cooperativas e assentamentos rurais contemplados pelo Projeto Microbacias II (primeira e segunda chamada), parlamentares, diretores e equipe técnica da SAA e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão executor do Projeto.


A secretária de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, anunciou a liberação de recursos no valor de R$ 16,88 milhões para iniciativas de negócio aprovadas na segunda chamada do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. O repasse destes recursos é mais um impulso que damos para o agronegócio, é uma oportunidade de melhorar a renda e a vida das famílias de produtores por meio das associações e cooperativas que foram contempladas”, disse a secretária.


Os incentivos irão beneficiar 40 projetos, sendo 25 associações e 15 cooperativas de 39 municípios. Entre os municípios, associações e cooperativas está a ASPLAPA de Laranjal Paulista, beneficiada pelo Projeto Microbacias II, aprovando R$800.000,00 para fundo perdido, para construção de unidade de beneficiamento de grãos, com de silos, secadora de grãos, empacotamento de grãos e fábrica de ração, conforme iniciativa de negócio apresentada e projeto aprovado pela comissão gestora. Contra-partida da Associação, que normalmente é de 30% do valor, neste caso foi de 50% visto o benefício ter atingido o teto máximo do Programa (Foi o maior Projeto aprovado do Estado). Neste caso, o terreno para construção desta unidade foi cedido pela Prefeitura. "É importante termos no municípios de Laranjal Paulista, associações e cooperativas, empenhadas em desenvolver um trabalho para o benefício do município, e nós do poder Legislativo, podemos dar total apoio as associações. E também em conjunto, cobrar o Executivo, a respeito de recursos e serviços passados para o desenvolvimento dos mesmo", disse Vicente Di Santi Filho.

Os planos de negócios aprovados contemplam diferentes modelos como instalação de packing house, mini usinas para beneficiamento de produtos, logísticas e transporte para cadeias de leite, fruticultura, grãos, olericultura, café, suínos, bovinos entre outros.


Sem organização não conseguimos bons resultados. Tem de haver união seja por associação ou cooperativa. E nós somos a prova disso, pois conseguimos recursos pelo Microbacias II” falou o Luiz Carlos Lima, presidente da Associação Nova União do Assentamento Simon Bolivar, da cidade de Getulina. O modelo de negócio apresentado pela associação para cadeia de olericultura foi contemplado nesta segunda chamada e beneficiará 16 famílias.

Veja mais fotos do evento:

Da esquerda para direita, Debora Sahyun, João P. Costa, Governador Geraldo Alckmin, vereador Vicentinho, Donizete Regonha

Sr. João Primo Costa, presidente da ASPLAPA, na assinatura dos recursos

Sr. João Primo Costa, exibe documento assinado com recursos para ASPLAPA


Autoridades e membros de Associações e Cooperativas no salão do Palácio dos Bandeirantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário