FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTAL DA REGIÃO DE SOROCABA
Os vereadores Vicente Di Santi Filho (PV), Nilso Ventris (DEM) e o Dr. José F. de Moura Campos (PSBD), estiveram nesta manhã de segunda-feira 10 de junho, às 09 horas, na Câmara Municipal de Sorocaba, em Sessão Solene, aonde o presidente da comissão especial da Casa, Jessé Loures (PV), empossou os 90 membros da "Frente Parlamentar Ambiental da Região de Sorocaba", que em seguida aprovaram o estatuto. O evento contou com a participação dos trinta municípios que a compõe.
Foram nomeados como membros da Frente Parlamentar ambiental representantes das cidades de Alumínio, Alambari, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Botucatu, Capela do Alto, Capão bonito, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Pereira, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Porangaba, Ribeirão Grande, São Roque, Sarapui, Salto, Salto de Pirapora, Sarapuí, Tapiraí, Tatuí Tietê e Votorantim. Os 90 nomeados foram indicados pelos presidentes das respectivas Câmara Municipais.
A iniciativa de formação da frente partiu da comissão especial do Legislativo Sorocabano formada pelo presidente Jessé e vereadores Carlos Leite (PT) e Saulo do Afro Art’s (PRP), mediante trabalho conjunto com as Câmaras Municipais e as instituições de ensino superior instaladas nas cidades da região.
Objetivo da Frente:
- Promoção intercâmbio de ideias, das experiências novas, promover estudos conjuntos, da criação de bancos de dados, entre os vereadores que compõe as Câmaras Municipais ao redor de Sorocaba;
- Identificação do potencial e características de cada cidade;
- Estimular a implantação de uma política ambiental de melhoria das condições climáticas, da qualidade do ar, dos recursos naturais regional;
- Planejamento urbano, conectado com a política publica regional integrada e articulada. E outros temas relevantes ao trabalho legislativo.
O lançamento da Frente Parlamentar Ambiental foi um ato político. A primeira reunião de trabalho deverá ocorrer nos próximos 40 dias.
O presidente Jessé Loures falou sobre a importância do olhar regional, destacando que 90% dos presentes na sessão solene foram de legisladores. “A sociedade exige dos legisladores planejamento urbano, acessibilidade e polícias sócio-ambientais. Esse é nosso grande desafio e a frente parlamentar será um instrumento nessa direção. São nas Casas de Leis que se votam matérias que garantem o crescimento sustentável dos municípios”, disse.
Jessé fez uma breve apresentação do relatório das atividades da comissão especial que será entregue ao presidente da Casa, José Francisco Martinez. Formada por requerimento em fevereiro, o plano de trabalho incluiu as visitas e os convite às universidades, elencando os vereadores representantes de cada cidade, definido o corpo técnico, o questionário, minuta do estatuto e definição da agenda e temas a serem trabalhados.
Em agradecimento o vereador Vicente Di Santi Filho (MESSI), explicou sua emoção em participar dessa Frente. "Fico honrado e muito grato em fazer parte desse projeto inovador na nossa região. Tenho a obrigação de estar à frente dessa batalha comandando as ações
de combate, juntamente com a sociedade. Firmo aqui meu compromisso em desempenhar ao máximo este trabalho, que irá beneficiar a cidade de Laranjal Paulista e demais regiões e principalmente o nosso meio ambiente", disse.
E o deputado estadual, Beto Trícole (PV), presidente da Frente Ambiental da Assembléia Legislativa, falou sobre o trabalho em nível estadual, destacando a criação do grupo de acompanhamento do Código Florestal. “A mobilização dos vereadores que irá promover efetivamente o desenvolvimento da economia sustentável”, afirmou.
Em defesa dos recursos naturais, a Frente Parlamentar Ambiental se propõem como interlocutor da sociedade como os governantes, ultrapassando as fronteiras geográficas e políticas.
Autoridades Presentes: Políticos, professores e ambientalistas participaram do lançamento da Frente Parlamentar Ambiental. O Prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) saudou os participantes e falou sobre o entusiasmo do Executivo com a iniciativa, parabenizando a instituição da frente na região. “Ao falarmos em meio ambiente não há como deixar de falar da correlação com a educação, cultura, esporte, bem-estar e acessibilidade, por isso é um grande passo que damos com a instalação dessa frente. Como resultado, teremos com certeza a conscientização e também a tomada de posições visando a proteção ambiental e a recuperação do que não foi observado pelas gerações anteriores”, destacou o chefe do Executivo.
Veja mais fotos:
Vicente e o Sr. Antonio Carlos Pannunzio, Prefeito de Sorocaba
Vereadores Vicente, Dr. José Francisco e Nilso, empossados
Vereadores e a SrªJussara de Lima Carvalho, Secretária do Meio Ambiente de Sorocaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário