terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Vicente Di Santi Filho


19ª Sessão Ordinária


Vereador fala da Audiência Pública em Sorocaba e relembra a grande perda de todos nós na semana passada, Nelson Rolihlahla Mandela

Na última Sessão Ordinária do ano 2013, Vicentinho fala sobre Audiência Pública realizada pela Frente Parlamentar Ambiental da Região de Sorocaba na Câmara Municipal da cidade. Para discutir a destinação adequada dos resíduos sólidos e apresentar alternativas de tratamento aos municípios da região. E falou um pouco sobre o líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.


sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Alternativa de Tratamentos dos Resíduos Sólidos
Na manhã desta quarta-feira (27), o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), 2º Secretário da Mesa da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, esteve na Audiência Pública realizada pela Frente Parlamentar Ambiental da Região de Sorocaba na Câmara Municipal da cidade. Para discutir a destinação adequada dos resíduos sólidos e apresentar alternativas de tratamento aos municípios da região. A audiência foi presidida pelo coordenador da Frente Ambiental, vereador Jessé Loures (PV), que destacou que os municípios brasileiros devem se enquadrar até 2014 à Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, sob pena de não ter acesso aos recursos federais.

Jessé Loures ressaltou ainda a importância do empenho dos municípios para que possam cumprir as obrigações legais. “Dinheiro não falta, faltam projetos. Queremos estimular iniciativas nos municípios, seja individuais ou associadas”, afirmou.

Participaram da reunião os vereadores sorocabanos, Anselmo Neto (PP), Luís Santos (PROS), Carlos Leite (PT) e Francisco França (PT); a secretária de Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho; vereadores das cidades da região, empresários e ambientalistas.

Os representantes de universidades, empresas e entidades presentes apresentaram projetos e tecnologias alternativas para o tratamento sustentável do lixo. Os programas expostos incluem os catadores de material reciclado em seus processos. Catadores de diversas cooperativas acompanharam a audiência e criticaram a falta de remuneração e as propostas que não mantêm a coleta como ela é feita atualmente – desrespeitando o trabalho desenvolvido há anos.

A secretária de Governo destacou que se trata de uma política inovadora, que institucionaliza a inclusão. “É um problema concreto, caro e que envolve todos os poderes”, disse. Em nome do prefeito, Antônio Carlos Pannunzio, Jussara de Lima afirmou que o Executivo não assumirá uma postura que desrespeite a legislação e exclua os catadores.

A política nacional prevê o fim dos lixões até 2014. Segundo informado, EUA e Europa estão muito mais avançados no setor que o Brasil. Enquanto aqui 97,5% do lixo é enterrado, Suíça e Alemanha, por exemplo, já não possuem mais aterro.

MODELOS – Entre os modelos apresentados, estava a tecnologia alemã desenvolvida pela empresa em toda a América Latina, através de usinas de geração de biogás; o projeto “Recicla na Sacola”, que incentiva a reciclagem das sacolas plásticas – um problema enfrentado pelos municípios. O programa prevê a adesão do comércio para a distribuição de sacolas padronizadas nas cores vermelha para o lixo seco e sacola branca com lixo úmido; a tecnologia de plasma da Westinghouse para dissociação molecular dos materiais, produzindo, por exemplo, gás combustível para geração de energia elétrica com material orgânico ou materiais para construção civil vindo dos inorgânicos; implantação de biorrefinaria na região, prevendo a solução do problema com lixo por meio de associação de tecnologias. O projeto apresentado propõe ainda a inclusão dos catadores à cadeia produtiva dos resíduos; e o biorreator para transformação do lixo em matéria-prima - fertilizantes, calor, eletricidade e biocombustível - com a transformação do catador em “selecionador” para a separação do material recolhido.



Fotos do evento:






quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Vicente Di Santi Filho

18ª Sessão Ordinária

Vereador fala das conquistas em 2013, para as Entidades de Laranjal Paulista

Na 18ª Sessão Ordinária, o vereador Vicentinho, falou das emendas parlamentares adquiridas para as entidades ACEL de 30 mil reais e Asilo São Cristóvão de 180 mil reais. Falou também sobre o projeto apresentado para Prefeitura, sobre Asfalto Ecológico para asfaltar o Bairro Pedro Zanela, e alertou a Secretária do Meio Ambiente sobre casos de cortes ilegais de árvores em nossa cidade.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013


Dia Internacional da Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher


DENUNCIE

Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
Policia Militar – Ligue 190


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Vicente Di Santi Filho 

17ª Sessão Ordinária

Vereador fala do Novembro Azul, Irregularidades na Cidade e Meio Ambiente


O vereador Vicentinho falou sobre a importância do exame de Próstata nesta segunda-feira, 12, a campanha teve início no dia 01 de Novembro. Apontou irregularidades na cidade de Laranjal Paulista, como por exemplo "buracos" e pediu colaboração da população laranjalense para o descarte de lixos em local correto.


sexta-feira, 1 de novembro de 2013


Novembro Azul 

Novembro se tornou um período especial para falar sobre a saúde do homem, desde que foi institucionalizado como o mês do combate ao câncer de próstata. Essa iniciativa, além de ser uma responsabilidade social, se faz necessária já que os dados a respeito do câncer de próstata no Brasil e a negligência masculina em relação aos cuidados com a saúde são alarmantes. Hoje, sabe-se que, quando detectado precocemente, 90% dos casos da doença têm grandes chances de cura e aumento de sobrevida.

Apesar de os números do câncer de próstata serem preocupantes no Brasil, não é fácil alcançar o público masculino, especialmente no que se refere à saúde. O Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro em abordar a questão do câncer de próstata no Brasil. Em 2008, lançou a Campanha "Um Toque, Um Drible", composta de ações que disseminam informações sobre o câncer de próstata e conscientizam homens, mulheres e jovens para que a questão da saúde masculina seja um processo construído ao longo da vida.

Essas medidas foram tomadas como forma de reverter o quadro expressado por uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que revelou que 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata, engrossando o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens.

saiba mais: http://umtoqueumdrible.ladoaladopelavida.org.br/noticias/novembro-azul-conscientiza-sobre-o-cancer-de-prostata#.UnPNl3BwoqA



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vicente Di Santi Filho 

16ª Sessão Ordinária

Vereador fala da sua participação na Audiência Pública em Brasília



O vereador Vicentinho falou sobre sua participação nesta terça-feira, 22, da Audiência Pública para debater "A educação da pessoa com Dislexia e TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade", a convite do Senhor Gabriel Chalita, deputado federal e presidente da Comissão de Educação, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pronunciamento do vereador Vicentinho na Audiência Pública em Brasília

Na terça-feira dia 22 de outubro, o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), foi convidado pelo Senhor Gabriel Chalita (PMDB), deputado federal e presidente da Comissão de Educação, e pela Senhora Mara Gabrilli (PSDB), deputada federal, a participar da Mesa para debater sobre o tema “A educação da pessoa com Dislexia e TDAH”, na Câmara dos Deputados em Brasília.

Em seu pronunciamento o vereador se expressou da seguinte forma. “A importância deste debate é intensamente necessária para instrumentalizarmos os educadores de hoje com os mais novos recursos e cursos disponíveis no momento, para que os alunos e os professores possam interagir uns com o outro cada vez mais em um processo de ensino e aprendizagem eficaz. Para que não venha ocorrer erros por falta de informações e preconceitos para com a criança”, disse Vicente.

Vicentinho já encaminhou o Projeto de Lei na Câmara Municipal de Laranjal Paulista, que dispõe sobre o Diagnóstico e o Tratamento da Dislexia e do Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade na Educação Básica.




quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vereadores participaram do debate em Brasília, sobre "A educação da pessoa com Dislexia e TDAH"

Os vereadores Djalma Valdemir Bordignon, Presidente da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, e Vicente Di Santi Filho, 2º Secretário da Mesa da Câmara, participaram nesta terça-feira, 22, da Audiência Pública para debater "A educação da pessoa com Dislexia e TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade", a convite do Senhor Gabriel Chalita, deputado federal e presidente da Comissão de Educação, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A finalidade dessa Audiência Pública foi a discussão sobre as dificuldades do aprendizado escolar, especialmente as decorrentes da Dislexia, distúrbio que afeta cerca de 10% da população mundial.

Especialistas defenderam a tese do diagnóstico precoce como forma de garantir qualidade de vida à criança disléxica ou com déficit de atenção. 

Para a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que propôs o debate, assuntos ligados à educação inclusiva têm de ser discutidos permanentemente para que a sociedade saiba mais sobre os problemas e possa procurar seus direitos. "A gente quer que as pessoas que tenham transtornos de déficit de atenção com hiperatividade ou dislexia ou qualquer outro transtorno de aprendizagem não sejam discriminadas. Eu acredito que todo aluno tem capacidade de aprender. A gente precisa aprender como ensinar e é isso que muitas vezes falta."

A Audiência Pública foi realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Essa Comissão já aprovou projeto (PL7081/10) que obriga o poder público a manter programa de acompanhamento integral para estudantes com transtornos de aprendizado, e que compreende a identificação precoce, encaminhamento para diagnóstico, apoio educacional na rede de ensino e apoio terapêutico especializado na rede de saúde. A proposta agora está em análise pela Comissão de Finanças e Tributação.


Os vereadores laranjalenses tem especial interesse pela causa, sendo que o Vereador Vicentinho tem acompanhado várias reuniões a respeito do tema e que acontecem no Estado, principalmente depois de ter tomado consciência das dificuldades existentes no dia a dia dos portadores da Dislexia. Já o Presidente da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, Djalma Bordignon, é autor da Lei nº 2.728, de 29 de setembro de 2009, e que autorizou o Poder Executivo a instituir no município programa de apoio ao aluno portador de distúrbios específicos de aprendizagem diagnosticados como dislexia.

A Dislexia é um transtorno genético, caracterizado por alteração cromossômica hereditária e que se traduz pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, dificuldade em ler e escrever, soletrar, compreender textos, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora e, também, pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras ou palavras ao escrever, comprometendo dessa maneira ao seu portador, a capacidade de aprendizagem da leitura e escrita com correção e fluência. É importante lembrar que a Dislexia nada tem a ver com o potencial intelectual do indivíduo, podendo se manifestar em pessoas com inteligência normal ou inteligência superior.

Mais fotos:

Vereadores Gilmar Rios de Campos do Jordão, Djalma V. Bordignon, Vicente Di Santi Filho e deputada Mara Gabrilli




quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vereador Consegue Emenda para entidade Asilo São Cristóvão de Laranjal Paulista
Na tarde desta segunda-feira 14 de outubro, o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), recebeu a visita do amigo Renato Galendi no seu Gabinete Verde da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, representando o nobre deputado federal o Senhor Eli Correa Filho (DEM). Renato veio visitar a nossa cidade e a entidade Asilo São Cristóvão e aproveitou para conversarem sobre o pedido encaminhado pelo vereador Vicentinho no 1º semestre de 2013, solicitando recursos para custeio da entidade ASILO SÃO CRISTÓVÃO.

Conforme o presidente da entidade o Senhor Eraldo Luiz Tiveron, e o Senhor Marcos Luiz Baggio, diretor da entidade, informaram ao vereador Vicentinho, que a entidade está precisando de verbas para reformar parte das instalações, uma vez que o prédio apresenta problemas sérios na sua estrutura devido ao tempo da construção, que tem por volta de quarenta anos e durante este período só foram realizados pequenos ajustes ou reparos. Por tanto, devido as ocorrências na entidade, o vereador buscou ajuda a Renato Galendi, visando melhorias para a entidade.

Na visita a entidade, Renato Galendi agradeceu a todos pela calorosa recepção e aproveitou para dar a ótima notícia ao vereador Vicentinho e aos diretores da entidade, que será destinada uma emenda parlamentar para a entidade Asilo São Cristóvão no valor de R$ 180.000,00 (Cento e oitenta mil reais), pleiteada pelo deputado.

Vicentinho muito feliz por mais uma conquista alcançada para Laranjal Paulista, se expressou da seguinte forma. “Estou muito feliz por mais essa grande conquista, isso mostra que temos pessoas serias lutando por uma causa comum que é o bem-estar de todos. Tem muito a ser feito para melhorar cada vez mais nossa cidade. Por isso, não medirei esforços para que essas e tantas outras vitórias venham para nossa Laranjal querida”.

Renato informou que essa parceria com o Deputado só está começando e garantiu para o vereador Vicentinho, que o Gabinete do Deputado está inteiramente a disposição do vereador para ajudar cada vez mais a cidade de Laranjal Paulista.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vicente Di Santi Filho 


15ª Sessão Ordinária


Vereador abordou sobre respostas do Ofício para Rodovias do Tietê, ALARDE e Asilo São Cristóvão


Ontem dia 14 de outubro, o vereador Vicentinho registrou nessa 15ª Sessão Ordinária, a resposta do Deputado Estadual Cauê Macris (PSDB), sobre os Ofícios de melhorias do trevo da Rodovia Marechal Rondon e equipamentos para a entidade ALARDE. E deu a feliz notícia de uma emenda conseguida por ele através de parcerias com o Deputado Federal Eli Corrêa Filho (DEM), para a entidade Asilo São Cristóvão no valor de R$ 180.000,00 (Cento e oitenta mil reais).



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

VISITA DE ALUNOS DA ESCOLA CECÍLIA SALTO


Na terça-feira dia 8 de outubro, a 3ª série do Ensino Fundamental da Escola "Profa. Cecília Salto de Almeida" visitaram a Câmara Municipal de Laranjal Paulista e, assim como aconteceu no período da manhã, foram recebidos com muito carinho pelo presidente Djalma Valdemir Bordignon (PSDB), pelo 2º secretário Vicente Di Santi Filho (PV) e pela vereadora Regina Abdala (DEM).


Fotos da Visita:






segunda-feira, 7 de outubro de 2013

VI SEMANA DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

De 7 a 9 de outubro, a partir das 19h00
Local: Plenário da Câmara Municipal de Laranjal Paulista




sexta-feira, 4 de outubro de 2013


NATUREZA
Podemos considerar natureza tudo aquilo que constitui o planeta, mas que não foi criado pelo homem, como terra, água, ar, plantas, animais, etc.
O dia da natureza é 04 de outubro, e a data é uma oportunidade de se refletir sobre as formas de conservação e sustentabilidade que esta tem necessitado, em razão das destruições causadas pelo homem.
Com os avanços tecnológicos, o homem passou a destruir a natureza para construir coisas em seu benefício. O surgimento das cidades, o aumento da população do mundo, a invenção das máquinas, dentre outros recursos, surgiram para facilitar a vida do homem, mas tem contribuído significantemente para a destruição da natureza.
Além disso, a caça predatória de espécies animais tem deixado muitas delas em extinção, prejudicando o equilíbrio natural de suas cadeias alimentares.
O acúmulo de lixos, distribuídos por todos os lados, também tem contribuído com a poluição ambiental, onde os mesmos são arrastados até rios e mares, poluindo também nossas águas.
Outra forma de poluição causada pelos homens é através das indústrias. Estas têm lançado restos de seus lixos nos rios e mares, poluindo-os.
A agricultura também é um grande problema da poluição, pois agrotóxicos poluem o solo, sendo absorvidos pelas camadas da terra, podendo causar danos aos homens, no futuro. Com isso, temos o comprometimento da água, pois os lençóis freáticos são atingidos por esses produtos químicos. No México, por exemplo, a contaminação é tão grande que em determinados lugares não existe mais oxigenação nas águas do rio Mississipi, o que ocasionou o fim da vida no mesmo.
O ar também tem sido prejudicado pela poluição. O caso mais sério que o homem tem enfrentado é a destruição da camada de ozônio (O3), através dos gases de ares condicionados, de produtos sprays, chips de computadores, embalagens de plástico, etc. O gás lançado causa perfurações na camada que protege a Terra dos raios solares, sendo um dos motivos do aumento do índice de câncer de pele.
Para se garantir um futuro de qualidade, é necessária responsabilidade individual de cada sujeito, de comprometimento e respeito com a natureza. Cada um deve pensar nas ações que pode desenvolver para preservar o meio ambiente, no exercício da cidadania.
Temos que pensar em sustentabilidade de forma imperativa, obrigatória. Não dá mais para continuar destruindo o meio ambiente e deixar as próximas gerações pagarem pelas nossas atitudes erradas.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

I Encontro do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba

Nesta terça-feira 1 de outubro, o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), representando a Câmara Municipal de Laranjal Paulista, participou do I Encontro do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, na Câmara Municipal de Limeira. E da Escola Legislativa, realizada pela Uvesp. Onde a mesa de trabalhos foi composta pelo presidente do Parlamento Metropolitano de Campinas, Lourival Messias, pelo diretor da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Luiz Mário(Marinho), pelo presidente da Câmara de Piracicaba, João Manoel, representando a maior cidade do Aglomerado e pelo presidente da Câmara Municipal de Limeira, o vereador Ronei Martins. 

Este evento foi criado com o propósito fundamental de promover e fortalecer a democracia, investindo, para isso, na aproximação do Legislativo com a sociedade civil. Porque na atual conjuntura, há um enorme descrédito da população em relação ao poder legislativo. Devemos lembrar que essa desconfiança pode evoluir para uma crise de legitimidade que colocaria em risco todos nós. Por isso, a importância do Parlamente em nossas cidades para que o cidadão se aproxime cada vez mais do seu político e consequentemente da política da sua cidade. Durante o evento foi destacado por todos palestrantes a importância da atuação conjunta do Poder Legislativo da região por meio de ações e iniciativas discutidas e priorizadas pelo conjunto dos parlamentares.

“Vicentinho falou sobre a importância do Parlamento Regional e o seu benefício para as Cidades. “Então senhores do legislativo, nós precisamos estar preparados para estes novos acontecimentos em nosso governo. Não podemos ignorar o grito de 200 milhões brasileiros revoltados com a atual situação da política brasileira. Por tanto, temos que criar parlamentos para revigorar e estabelecer a ordem e o padrão de trabalho cada vez melhor para a população. Precisamos agir essa é uma das atitudes a ser tomada por nós vereadores, de mostrar o que nós estamos fazendo para melhorar a qualidade de vida da população e do país. O rumo da história agora é outro, o método de fazer política no Brasil, mudou. O gigante acordou! Então vamos arregaçar a manga e trabalhar sem demagogia em nossas cidades, porque aparecer é muito fácil mais mudar a atual situação que nós nos encontramos é difícil”, concluiu Vicentinho.

Fotos do evento:

Vereadores Vicentinho e Ronei Martins de Limeira e Marinho

Presidente Ronei discursando sobre o Parlamento e sua importância para o município


Marinho diretor da UVESP, discursando sobre importância do vereador buscar informações cada vez mais para melhorar a qualidade de vida da população da sua cidade.




sábado, 28 de setembro de 2013

Vicente Di Santi Filho 


14ª Sessão Ordinária

Vereador fala sobre visita a ABD em busca de informações sobre a Dislexia


Em busca de resposta para a população laranjalense a respeito da DISLEXIA. Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem, caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico. Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem frequentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e de soletração.



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vereador Visita a ABD em Busca de informações sobre a dislexia
Os vereadores laranjalenses Vicente Di Santi Filho e Regina Abdala, Professora Silvana e o vereador paulistano Floriano Pesaro

No último dia 12 de setembro o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), esteve na ABD – Associação Brasileira de Dislexia, em São Paulo, onde foi recebido pela coordenadora técnica e científica da ABD, fonoaudióloga e psicopedagoga Maria Ângela Nico.

Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem, caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico. Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem frequentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e de soletração.

De acordo com informações da Dra. Maria Ângela, a missão da ABD é ajudar de todas as formas o disléxico e os portadores de distúrbios de aprendizagem, inclusive aqueles pertencentes à população carente, atuar para que os disléxicos e os portadores de distúrbios de aprendizagem se transformem em cidadãos produtivos, evitando a marginalização dos mesmos, quer da educação formal, quer do mercado de trabalho, liderar e agir ativamente nas áreas de diagnóstico, pesquisas, cursos e eventos sobre dislexia e distúrbios de aprendizagem, colaborar com o governo e entidadesprivadas que atuem na área de educação e inclusão.

Os vereadores Vicentinho e Regina Abdala foram convidados a compor a Mesa

Vicentinho foi convidado pela Doutora Maria Ângela Nico, a participar do II Simpósio em Comemoração ao Dia Municipal da Pessoa Disléxica, na sexta-feira dia 19 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo. O vereador convidou a vereadora Regina Abdala, que é também professora e a senhora Silvana Aparecida Rodrigues, professora e psicóloga de classes especiais, a participarem desse importante evento, para reforçar a luta pelas crianças portadoras desse distúrbio de aprendizagem. No evento foram abordados diversos temas como: A importância do projeto de lei sobre os alunos disléxicos, pelo Vereador Floriano Pesaro; Dislexia e o mito da medicalização, pela Dra Abram Topzewski e Como viver com os sinais da Dislexia na infância, na adolescência e na vida adulta, pela Dra Ana Beatriz B. Da Silva.

“Foi uma ótima oportunidade para nos aprofundarmos no assunto em questão, que é a Dislexia, e também sobre outras necessidades especiais, para fomentarmos novas ideias e realizarmos a inclusão dessas pessoas. Vivemos numa sociedade cheia de preconceitos e dúvidas em relação à capacidade de uma pessoa portadora de necessidades especiais, mas isso está mudando. Cada vez mais quando vemos atletas, empresários e funcionários portadores de algum tipo de deficiência e derrubando barreiras, quebrando preconceitos. Não deixarei de lutar por essa causa, me aprofundando no assunto e buscando projetos que melhorem a qualidade de vida de todos”, disse Vicentinho.


Fotos do evento:









sábado, 21 de setembro de 2013


DIA DA ÁRVORE
O nome ÁRVORES VIVAS, está relacionado com o olhar das pessoas em relação a estes seres vegetais. Muitas vezes, por elas aparentemente não se mexerem, não como os animais, as pessoas esquecem que elas estão vivas! O nome do empreendimento nasce da intenção de que as pessoas reconheçam nas árvores o tempo da própria vida. As ÁRVORES criam sua base nas raízes e em sua estrutura, galhos e tronco, para poder crescer na copa, engrossando e se fortalecendo.

Seres auto-sustentáveis que respeitam um ciclo de retirada e fornecimento de energia para o planeta. Produzem seu próprio alimento e o conduzem por todo seu corpo, como nosso sistema sanguíneo. Quando estão prontas para reproduzir a espécie, produzem flores, dão frutos e sementes, tudo num tempo de maturação único de cada espécie. A noite, quando o sol se vai, suas folhas se fecham para adormecer. Crescem e se desenvolvem a partir das referências sensíveis ao ambiente em que vivem. Desde sementes sabem a sua missão, a essência do que serão na vida. 

“Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos, não tem frente e nem costas, crescem para todos os lados e continuamente, querendo abraçar e acolher todos que chegam à sua volta. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos aplicando nossa sabedoria e criatividade. Está sempre presente – como um símbolo maior, marcante e sábio. Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos. Porém, com o tempo, nós passamos simplesmente a tirar o que precisamos, sem medir as conseqüências do que deixaríamos para o futuro.

A humanidade aprendeu e cresceu muito pesquisando suas propriedades. As mais variadas religiões e culturas sempre valorizaram sua presença como ser vegetal de presença análoga à do homem. Desde pequenos sentimos e experimentamos as árvores em nossas vidas, mesmo que de uma forma inconsciente… Mas com a vida moderna das grandes cidades, nos transformamos em pessoas individualistas e fragmentadas criando uma cisão no nosso contato com a natureza.

A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como uma semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los através do cuidado, respeito e amor com outros seres da natureza!” 



A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA NATUREZA É UM MODO DE RECONHECER, HOMENAGEAR E DEDICAR O NOSSO RESPEITO.



21 de setembro | Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em todos os estados brasileiros e foi criado em 2005, pela lei nº11.133, com a intenção de que a pessoa com deficiência tenha seu lugar na sociedade, no mercado de trabalho, com inclusão social e, assim, diminuindo o preconceito. Em 2002, foi criada a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, onde foram estabelecidas diversas ações que visam a inclusão social dos deficientes.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência tem como objetivo reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho, protegendo a saúde deste segmento populacional, bem como prevenindo agravos que determinem o aparecimento de deficiências.

Dentre as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, estão a Promoção da Qualidade de Vida e a Prevenção de Deficiências. De acordo com a área técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência, é importante que a inclusão da pessoa com deficiência seja feita, também, por ações da comunidade com a transformação de ambientes, eliminando barreiras arquitetônicas e de atitudes, que impedem a efetiva participação social das pessoas com deficiência. O Ministério da Saúde lançou a cartilha Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, que trata dos cuidados às pessoas com deficiência.



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vicente Di Santi Filho 

13ª Sessão Ordinária

VEREADOR FISCALIZA LIXÃO E ENCONTRA IRREGULARIDADES

Na quarta-feira dia 04 de setembro, após inúmeras denuncias de munícipes em relação ao LIXÃO de Laranjal Paulista, situado no Distrito de Maristela, o vereador Vicente Di Santi Filho, foi até o local para verificar tais denuncias e infelizmente comprovou diversos problemas e irregularidades. De acordo com a Lei 12.305/2010 -- Lei de "Resíduos Sólidos", que estabelece regras para o Estado e Municípios, a tratarem o descarte correto dos seus Resíduos Sólidos para que ele não venha contaminar o solo. Mas infelizmente, essa Lei não está sendo aplicada no LIXÃO.


quinta-feira, 5 de setembro de 2013


IRREGULARIDADES NO LIXÃO DA CIDADE DE LARANJAL PAULISTA


Nesta quarta-feira dia 04 de setembro, após inúmeras denuncias de munícipes em relação ao LIXÃO de Laranjal Paulista, situado no Distrito de Maristela, o vereador Vicente Di Santi Filho, foi até o local para verificar tais denuncias e infelizmente comprovou diversos problemas e irregularidades. De acordo com a Lei 12.305/2010 – Lei de “Resíduos Sólidos”, que estabelece regras para o Estado e Municípios, a tratarem o descarte correto dos seus Resíduos Sólidos para que ele não venha contaminar o solo. Mas infelizmente, essa Lei não está sendo aplicada no LIXÃO.


Vicentinho encontrou um local totalmente desorganizado, sem nenhuma fiscalização e controle. E no lixão havia pessoas revirando todo o lixo, a procura de materiais recicláveis. Sem proteção nenhuma, em meio de restos de alimentos, animais entre outros lixos perigosamente contaminado. Essas pessoas estavam expostos a todo o tipo de contaminação possível. “E conforme a Lei 12.305/2010 de “Resíduos Sólidos”, não pode de hipótese alguma um ser humana entrar em contato com tais resíduos, ou seja, com proteção ou sem proteção, não é permitido pessoas no lixão revirando sacos de lixo. Para o próprio bem das pessoas”, disse Vicentinho.

Indignado com tantas irregularidades o vereador Vicentinho, expressou da seguinte forma. “Um absurdo! Para que todos possam ter uma noção do que encontrei no local, foi tirado diversas fotos para mostrar o absurdo em que as pessoas estavam retirando o lixo. Sem mascaras, luvas, óculos etc. Nenhum equipamento de proteção. Reafirmo que esse tipo de trabalho não tem proteção correta pois esse tipo de trabalho é proibido nos lixão. É uma degradação humana, isso não pode ser permitido em nosso município e nem em lugar nenhum. Estamos enfrentando um problema gravíssimo e desumano em nossa cidade. Irei até o fim para que isso acabe em nosso município”.


  Decomposição


A decomposição do lixo orgânico geralmente alimentos que estão misturados com materiais recicláveis e metais. Transformam em um líquido escuro chamado de “CHORUME”, e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente. Chorume também é uma mistura de água e resíduos da decomposição do lixo. Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. Já foi observado que essa acumulação de metais pesados e micro-organismos nocivos à saúde humana, principalmente para mulheres e crianças. Pode acarretar diversos problemas à saúde, como diarreia, tumores no fígado e tireoide, dermatoses, problemas pulmonares, rinite alérgica, além de alterações gastrointestinais e neurológicas. Por isso é necessário manter as pessoas longe desses locais.



Vicentinho deixou bem claro que é o maior incentivador da coleta seletiva na cidade de Laranjal Paulista, buscando melhorias para cidade através de projetos de leis, emendas parlamentares etc. Com isso melhorando a posição de Laranjal no ranque do MUNICÍPIO VERDE AZUL, para melhorar nossa cidade e consequentemente o meio ambiente. “Sou um dos grandes Parceiros Verdes, que lutam para que o nosso meio ambiente venha ficar cada dia melhor e com ele nossa qualidade de vida”, disse Vicentinho.

Vicentinho explicou que esse problema é grave e mancha a imagem do município. Informou que irá solicitar ao senhor prefeito, providencias cabíveis para resolver esse problema o mais rápido possível e de uma vez por todas.

Fotos do Local: