quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vereador Visita a ABD em Busca de informações sobre a dislexia
Os vereadores laranjalenses Vicente Di Santi Filho e Regina Abdala, Professora Silvana e o vereador paulistano Floriano Pesaro

No último dia 12 de setembro o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), esteve na ABD – Associação Brasileira de Dislexia, em São Paulo, onde foi recebido pela coordenadora técnica e científica da ABD, fonoaudióloga e psicopedagoga Maria Ângela Nico.

Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem, caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico. Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem frequentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e de soletração.

De acordo com informações da Dra. Maria Ângela, a missão da ABD é ajudar de todas as formas o disléxico e os portadores de distúrbios de aprendizagem, inclusive aqueles pertencentes à população carente, atuar para que os disléxicos e os portadores de distúrbios de aprendizagem se transformem em cidadãos produtivos, evitando a marginalização dos mesmos, quer da educação formal, quer do mercado de trabalho, liderar e agir ativamente nas áreas de diagnóstico, pesquisas, cursos e eventos sobre dislexia e distúrbios de aprendizagem, colaborar com o governo e entidadesprivadas que atuem na área de educação e inclusão.

Os vereadores Vicentinho e Regina Abdala foram convidados a compor a Mesa

Vicentinho foi convidado pela Doutora Maria Ângela Nico, a participar do II Simpósio em Comemoração ao Dia Municipal da Pessoa Disléxica, na sexta-feira dia 19 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo. O vereador convidou a vereadora Regina Abdala, que é também professora e a senhora Silvana Aparecida Rodrigues, professora e psicóloga de classes especiais, a participarem desse importante evento, para reforçar a luta pelas crianças portadoras desse distúrbio de aprendizagem. No evento foram abordados diversos temas como: A importância do projeto de lei sobre os alunos disléxicos, pelo Vereador Floriano Pesaro; Dislexia e o mito da medicalização, pela Dra Abram Topzewski e Como viver com os sinais da Dislexia na infância, na adolescência e na vida adulta, pela Dra Ana Beatriz B. Da Silva.

“Foi uma ótima oportunidade para nos aprofundarmos no assunto em questão, que é a Dislexia, e também sobre outras necessidades especiais, para fomentarmos novas ideias e realizarmos a inclusão dessas pessoas. Vivemos numa sociedade cheia de preconceitos e dúvidas em relação à capacidade de uma pessoa portadora de necessidades especiais, mas isso está mudando. Cada vez mais quando vemos atletas, empresários e funcionários portadores de algum tipo de deficiência e derrubando barreiras, quebrando preconceitos. Não deixarei de lutar por essa causa, me aprofundando no assunto e buscando projetos que melhorem a qualidade de vida de todos”, disse Vicentinho.


Fotos do evento:









Nenhum comentário:

Postar um comentário