quinta-feira, 5 de setembro de 2013


IRREGULARIDADES NO LIXÃO DA CIDADE DE LARANJAL PAULISTA


Nesta quarta-feira dia 04 de setembro, após inúmeras denuncias de munícipes em relação ao LIXÃO de Laranjal Paulista, situado no Distrito de Maristela, o vereador Vicente Di Santi Filho, foi até o local para verificar tais denuncias e infelizmente comprovou diversos problemas e irregularidades. De acordo com a Lei 12.305/2010 – Lei de “Resíduos Sólidos”, que estabelece regras para o Estado e Municípios, a tratarem o descarte correto dos seus Resíduos Sólidos para que ele não venha contaminar o solo. Mas infelizmente, essa Lei não está sendo aplicada no LIXÃO.


Vicentinho encontrou um local totalmente desorganizado, sem nenhuma fiscalização e controle. E no lixão havia pessoas revirando todo o lixo, a procura de materiais recicláveis. Sem proteção nenhuma, em meio de restos de alimentos, animais entre outros lixos perigosamente contaminado. Essas pessoas estavam expostos a todo o tipo de contaminação possível. “E conforme a Lei 12.305/2010 de “Resíduos Sólidos”, não pode de hipótese alguma um ser humana entrar em contato com tais resíduos, ou seja, com proteção ou sem proteção, não é permitido pessoas no lixão revirando sacos de lixo. Para o próprio bem das pessoas”, disse Vicentinho.

Indignado com tantas irregularidades o vereador Vicentinho, expressou da seguinte forma. “Um absurdo! Para que todos possam ter uma noção do que encontrei no local, foi tirado diversas fotos para mostrar o absurdo em que as pessoas estavam retirando o lixo. Sem mascaras, luvas, óculos etc. Nenhum equipamento de proteção. Reafirmo que esse tipo de trabalho não tem proteção correta pois esse tipo de trabalho é proibido nos lixão. É uma degradação humana, isso não pode ser permitido em nosso município e nem em lugar nenhum. Estamos enfrentando um problema gravíssimo e desumano em nossa cidade. Irei até o fim para que isso acabe em nosso município”.


  Decomposição


A decomposição do lixo orgânico geralmente alimentos que estão misturados com materiais recicláveis e metais. Transformam em um líquido escuro chamado de “CHORUME”, e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente. Chorume também é uma mistura de água e resíduos da decomposição do lixo. Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. Já foi observado que essa acumulação de metais pesados e micro-organismos nocivos à saúde humana, principalmente para mulheres e crianças. Pode acarretar diversos problemas à saúde, como diarreia, tumores no fígado e tireoide, dermatoses, problemas pulmonares, rinite alérgica, além de alterações gastrointestinais e neurológicas. Por isso é necessário manter as pessoas longe desses locais.



Vicentinho deixou bem claro que é o maior incentivador da coleta seletiva na cidade de Laranjal Paulista, buscando melhorias para cidade através de projetos de leis, emendas parlamentares etc. Com isso melhorando a posição de Laranjal no ranque do MUNICÍPIO VERDE AZUL, para melhorar nossa cidade e consequentemente o meio ambiente. “Sou um dos grandes Parceiros Verdes, que lutam para que o nosso meio ambiente venha ficar cada dia melhor e com ele nossa qualidade de vida”, disse Vicentinho.

Vicentinho explicou que esse problema é grave e mancha a imagem do município. Informou que irá solicitar ao senhor prefeito, providencias cabíveis para resolver esse problema o mais rápido possível e de uma vez por todas.

Fotos do Local:









Nenhum comentário:

Postar um comentário