sexta-feira, 1 de novembro de 2013


Novembro Azul 

Novembro se tornou um período especial para falar sobre a saúde do homem, desde que foi institucionalizado como o mês do combate ao câncer de próstata. Essa iniciativa, além de ser uma responsabilidade social, se faz necessária já que os dados a respeito do câncer de próstata no Brasil e a negligência masculina em relação aos cuidados com a saúde são alarmantes. Hoje, sabe-se que, quando detectado precocemente, 90% dos casos da doença têm grandes chances de cura e aumento de sobrevida.

Apesar de os números do câncer de próstata serem preocupantes no Brasil, não é fácil alcançar o público masculino, especialmente no que se refere à saúde. O Instituto Lado a Lado pela Vida foi pioneiro em abordar a questão do câncer de próstata no Brasil. Em 2008, lançou a Campanha "Um Toque, Um Drible", composta de ações que disseminam informações sobre o câncer de próstata e conscientizam homens, mulheres e jovens para que a questão da saúde masculina seja um processo construído ao longo da vida.

Essas medidas foram tomadas como forma de reverter o quadro expressado por uma pesquisa realizada no mês de maio de 2013 pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), que revelou que 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata, engrossando o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos no Brasil cerca de 60 mil homens.

saiba mais: http://umtoqueumdrible.ladoaladopelavida.org.br/noticias/novembro-azul-conscientiza-sobre-o-cancer-de-prostata#.UnPNl3BwoqA



Nenhum comentário:

Postar um comentário