sábado, 28 de setembro de 2013

Vicente Di Santi Filho 


14ª Sessão Ordinária

Vereador fala sobre visita a ABD em busca de informações sobre a Dislexia


Em busca de resposta para a população laranjalense a respeito da DISLEXIA. Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem, caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico. Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem frequentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e de soletração.



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vereador Visita a ABD em Busca de informações sobre a dislexia
Os vereadores laranjalenses Vicente Di Santi Filho e Regina Abdala, Professora Silvana e o vereador paulistano Floriano Pesaro

No último dia 12 de setembro o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), esteve na ABD – Associação Brasileira de Dislexia, em São Paulo, onde foi recebido pela coordenadora técnica e científica da ABD, fonoaudióloga e psicopedagoga Maria Ângela Nico.

Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem, caracterizado por uma dificuldade na decodificação de palavras simples que, como regra, mostra uma insuficiência no processamento fonológico. Essas dificuldades não são esperadas com relação à idade e a outras dificuldades acadêmicas cognitivas; não são um resultado de distúrbios de desenvolvimento geral nem sensorial. A dislexia se manifesta por várias dificuldades em diferentes formas de linguagem frequentemente incluindo, além das dificuldades com leitura, uma dificuldade de escrita e de soletração.

De acordo com informações da Dra. Maria Ângela, a missão da ABD é ajudar de todas as formas o disléxico e os portadores de distúrbios de aprendizagem, inclusive aqueles pertencentes à população carente, atuar para que os disléxicos e os portadores de distúrbios de aprendizagem se transformem em cidadãos produtivos, evitando a marginalização dos mesmos, quer da educação formal, quer do mercado de trabalho, liderar e agir ativamente nas áreas de diagnóstico, pesquisas, cursos e eventos sobre dislexia e distúrbios de aprendizagem, colaborar com o governo e entidadesprivadas que atuem na área de educação e inclusão.

Os vereadores Vicentinho e Regina Abdala foram convidados a compor a Mesa

Vicentinho foi convidado pela Doutora Maria Ângela Nico, a participar do II Simpósio em Comemoração ao Dia Municipal da Pessoa Disléxica, na sexta-feira dia 19 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo. O vereador convidou a vereadora Regina Abdala, que é também professora e a senhora Silvana Aparecida Rodrigues, professora e psicóloga de classes especiais, a participarem desse importante evento, para reforçar a luta pelas crianças portadoras desse distúrbio de aprendizagem. No evento foram abordados diversos temas como: A importância do projeto de lei sobre os alunos disléxicos, pelo Vereador Floriano Pesaro; Dislexia e o mito da medicalização, pela Dra Abram Topzewski e Como viver com os sinais da Dislexia na infância, na adolescência e na vida adulta, pela Dra Ana Beatriz B. Da Silva.

“Foi uma ótima oportunidade para nos aprofundarmos no assunto em questão, que é a Dislexia, e também sobre outras necessidades especiais, para fomentarmos novas ideias e realizarmos a inclusão dessas pessoas. Vivemos numa sociedade cheia de preconceitos e dúvidas em relação à capacidade de uma pessoa portadora de necessidades especiais, mas isso está mudando. Cada vez mais quando vemos atletas, empresários e funcionários portadores de algum tipo de deficiência e derrubando barreiras, quebrando preconceitos. Não deixarei de lutar por essa causa, me aprofundando no assunto e buscando projetos que melhorem a qualidade de vida de todos”, disse Vicentinho.


Fotos do evento:









sábado, 21 de setembro de 2013


DIA DA ÁRVORE
O nome ÁRVORES VIVAS, está relacionado com o olhar das pessoas em relação a estes seres vegetais. Muitas vezes, por elas aparentemente não se mexerem, não como os animais, as pessoas esquecem que elas estão vivas! O nome do empreendimento nasce da intenção de que as pessoas reconheçam nas árvores o tempo da própria vida. As ÁRVORES criam sua base nas raízes e em sua estrutura, galhos e tronco, para poder crescer na copa, engrossando e se fortalecendo.

Seres auto-sustentáveis que respeitam um ciclo de retirada e fornecimento de energia para o planeta. Produzem seu próprio alimento e o conduzem por todo seu corpo, como nosso sistema sanguíneo. Quando estão prontas para reproduzir a espécie, produzem flores, dão frutos e sementes, tudo num tempo de maturação único de cada espécie. A noite, quando o sol se vai, suas folhas se fecham para adormecer. Crescem e se desenvolvem a partir das referências sensíveis ao ambiente em que vivem. Desde sementes sabem a sua missão, a essência do que serão na vida. 

“Cada árvore é única na sua textura, cor, cheiro, folhas, flores e frutos, não tem frente e nem costas, crescem para todos os lados e continuamente, querendo abraçar e acolher todos que chegam à sua volta. Ela nos fornece alimento, ar, sombra e muitos materiais, com os quais podemos desenvolver incontáveis produtos aplicando nossa sabedoria e criatividade. Está sempre presente – como um símbolo maior, marcante e sábio. Acompanham nossas histórias, gerações após gerações, nunca se fazendo indiferente à presença do ser humano, ao contrário, sempre nos dando muito do que necessitamos. Porém, com o tempo, nós passamos simplesmente a tirar o que precisamos, sem medir as conseqüências do que deixaríamos para o futuro.

A humanidade aprendeu e cresceu muito pesquisando suas propriedades. As mais variadas religiões e culturas sempre valorizaram sua presença como ser vegetal de presença análoga à do homem. Desde pequenos sentimos e experimentamos as árvores em nossas vidas, mesmo que de uma forma inconsciente… Mas com a vida moderna das grandes cidades, nos transformamos em pessoas individualistas e fragmentadas criando uma cisão no nosso contato com a natureza.

A essência da beleza humana está protegida dentro da nossa alma, assim como uma semente que a árvore gera para se multiplicar. Todo nosso potencial e valores estão dentro dessa semente que temos que cuidar alegremente, dando condições para esses valores tão belos brotarem, crescerem e inspirarem… E podemos acessá-los através do cuidado, respeito e amor com outros seres da natureza!” 



A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E DA NATUREZA É UM MODO DE RECONHECER, HOMENAGEAR E DEDICAR O NOSSO RESPEITO.



21 de setembro | Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em todos os estados brasileiros e foi criado em 2005, pela lei nº11.133, com a intenção de que a pessoa com deficiência tenha seu lugar na sociedade, no mercado de trabalho, com inclusão social e, assim, diminuindo o preconceito. Em 2002, foi criada a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, onde foram estabelecidas diversas ações que visam a inclusão social dos deficientes.

A Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência tem como objetivo reabilitar a pessoa com deficiência na sua capacidade funcional e desempenho, protegendo a saúde deste segmento populacional, bem como prevenindo agravos que determinem o aparecimento de deficiências.

Dentre as diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, estão a Promoção da Qualidade de Vida e a Prevenção de Deficiências. De acordo com a área técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência, é importante que a inclusão da pessoa com deficiência seja feita, também, por ações da comunidade com a transformação de ambientes, eliminando barreiras arquitetônicas e de atitudes, que impedem a efetiva participação social das pessoas com deficiência. O Ministério da Saúde lançou a cartilha Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down, que trata dos cuidados às pessoas com deficiência.



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Vicente Di Santi Filho 

13ª Sessão Ordinária

VEREADOR FISCALIZA LIXÃO E ENCONTRA IRREGULARIDADES

Na quarta-feira dia 04 de setembro, após inúmeras denuncias de munícipes em relação ao LIXÃO de Laranjal Paulista, situado no Distrito de Maristela, o vereador Vicente Di Santi Filho, foi até o local para verificar tais denuncias e infelizmente comprovou diversos problemas e irregularidades. De acordo com a Lei 12.305/2010 -- Lei de "Resíduos Sólidos", que estabelece regras para o Estado e Municípios, a tratarem o descarte correto dos seus Resíduos Sólidos para que ele não venha contaminar o solo. Mas infelizmente, essa Lei não está sendo aplicada no LIXÃO.


quinta-feira, 5 de setembro de 2013


IRREGULARIDADES NO LIXÃO DA CIDADE DE LARANJAL PAULISTA


Nesta quarta-feira dia 04 de setembro, após inúmeras denuncias de munícipes em relação ao LIXÃO de Laranjal Paulista, situado no Distrito de Maristela, o vereador Vicente Di Santi Filho, foi até o local para verificar tais denuncias e infelizmente comprovou diversos problemas e irregularidades. De acordo com a Lei 12.305/2010 – Lei de “Resíduos Sólidos”, que estabelece regras para o Estado e Municípios, a tratarem o descarte correto dos seus Resíduos Sólidos para que ele não venha contaminar o solo. Mas infelizmente, essa Lei não está sendo aplicada no LIXÃO.


Vicentinho encontrou um local totalmente desorganizado, sem nenhuma fiscalização e controle. E no lixão havia pessoas revirando todo o lixo, a procura de materiais recicláveis. Sem proteção nenhuma, em meio de restos de alimentos, animais entre outros lixos perigosamente contaminado. Essas pessoas estavam expostos a todo o tipo de contaminação possível. “E conforme a Lei 12.305/2010 de “Resíduos Sólidos”, não pode de hipótese alguma um ser humana entrar em contato com tais resíduos, ou seja, com proteção ou sem proteção, não é permitido pessoas no lixão revirando sacos de lixo. Para o próprio bem das pessoas”, disse Vicentinho.

Indignado com tantas irregularidades o vereador Vicentinho, expressou da seguinte forma. “Um absurdo! Para que todos possam ter uma noção do que encontrei no local, foi tirado diversas fotos para mostrar o absurdo em que as pessoas estavam retirando o lixo. Sem mascaras, luvas, óculos etc. Nenhum equipamento de proteção. Reafirmo que esse tipo de trabalho não tem proteção correta pois esse tipo de trabalho é proibido nos lixão. É uma degradação humana, isso não pode ser permitido em nosso município e nem em lugar nenhum. Estamos enfrentando um problema gravíssimo e desumano em nossa cidade. Irei até o fim para que isso acabe em nosso município”.


  Decomposição


A decomposição do lixo orgânico geralmente alimentos que estão misturados com materiais recicláveis e metais. Transformam em um líquido escuro chamado de “CHORUME”, e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente. Chorume também é uma mistura de água e resíduos da decomposição do lixo. Pode infiltrar-se no solo dos lixões e contaminar a água subterrânea. Já foi observado que essa acumulação de metais pesados e micro-organismos nocivos à saúde humana, principalmente para mulheres e crianças. Pode acarretar diversos problemas à saúde, como diarreia, tumores no fígado e tireoide, dermatoses, problemas pulmonares, rinite alérgica, além de alterações gastrointestinais e neurológicas. Por isso é necessário manter as pessoas longe desses locais.



Vicentinho deixou bem claro que é o maior incentivador da coleta seletiva na cidade de Laranjal Paulista, buscando melhorias para cidade através de projetos de leis, emendas parlamentares etc. Com isso melhorando a posição de Laranjal no ranque do MUNICÍPIO VERDE AZUL, para melhorar nossa cidade e consequentemente o meio ambiente. “Sou um dos grandes Parceiros Verdes, que lutam para que o nosso meio ambiente venha ficar cada dia melhor e com ele nossa qualidade de vida”, disse Vicentinho.

Vicentinho explicou que esse problema é grave e mancha a imagem do município. Informou que irá solicitar ao senhor prefeito, providencias cabíveis para resolver esse problema o mais rápido possível e de uma vez por todas.

Fotos do Local: