segunda-feira, 29 de abril de 2013

O PV e as bacias hidrográficas: Por Walter Tesch


BACIAS HIDROGRÁFICAS BASE DO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E SOCIAL SUSTENTÁVEL


1 - O MODELO DE ORGANIZAÇÃO DO PARTIDO VERDE NO TERRITÓRIO

A organização social humana e dos animais, por uma questão de sobrevivência esta caracterizada pela demarcação de território. A espécie humana se articulou sempre na delimitação e defesa de perímetros territoriais com acesso a recursos necessário a vida, especialmente a disponibilidade de água. Isto modernamente gerou uma geopolítica, recordemos as civilizações desenvolvidas ao redor de rios: Nilo, Tigre e Eufrates, Jordão, Ganges, etc.. Na atualidade várias ciências tratam o tema da gestão do território, Zoneamento Ecológico, etc. Em São Paulo, a gestão administrativa do Estado se organização setorialmente e o território segundo o perfil de interesses históricos, administrativos e político: temos a divisão da Saúde, Segurança, Educação, Planejamento e a das Bacias Hidrográficas que é tomada como referencia por vários órgãos do Estado.

O Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SIGRH), tem como cópula intersetorial o Conselho Estadual de recursos Hídricos, cuja base organizacional esta assentada em 21 Comitês de Bacias cujo objetivo,, através do Plano Estadual de recursos Hídricos e Planos de Bacias, fazer a gestão através de órgãos gestores da quantidade (CETESB-Cia Ambiental do Estado de São Paulo) e qualidade (DAEE- Departamento de Águas e Energia). O outro suporte deste sistema é o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). Os princípios que regem o sistema é a descentralização, participação e a integração. Para desenvolver suas atividades o FEHIDRO aplica recursos (cerca de R$60 milhões anuais) proveniente da “Contribuição Financeira pelo Uso de recursos Hídricos” e Royalties de Itaipu, alem de crescentes recursos pela cobrança pelo uso da água implantada em cada um dos 21 Comitês. Estes recursos anualmente são definidos em base a critérios objetivos em um Plano de Aplicação que são deliberados ao nível dos Comitês de Bacias seguindo para o financiamento de empreendimentos as diretrizes dos Planos Estadual e da Bacia. Anualmente cada Comitê realiza e atualiza umRelatório da Situação dos Recursos Hídricos que calibrar o resultado destes investimentos. Portanto, para aprovar recursos disponíveis no FEHIDRO é imprescindível fazê-lo através da participação nos Comitês, onde a participação é igualitária e de três segmentos: Estado, Municípios e Sociedade Civil.




sexta-feira, 26 de abril de 2013


4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania 2013


Hoje às 9h30, o vereador Vicente Di Santi Filho(Vicentinho) PV, participou da 4ª edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, representando a Câmara Municipal de Laranjal Paulista. Evento realizado na Prefeitura da Estância Turística de Itu.

Abertura institucional com o prefeito Antonio Tuíze, a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o secretário adjunto de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marco Antonio Pellegrini, a deputada estadual Célia Leão, o presidente da UVESP, Sebastião Misiara, a deputada estadual, Rita Passos, o presidente da Câmara Municipal, Josimar Ribeiro, entre outras autoridades.

O focos dessa caravana, que na opinião da Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária titular da pasta, “é preciso criar um projeto educacional para a inclusão escolar do aluno, com ou sem deficiência, de forma natural”. Lembra que é preciso conexão entre todos os alunos das redes de ensino.

O evento que terá várias palestras elucidativas, contará com a presença do campeão brasileiro e panamericano em paracanoagem, Luis Carlos Cardoso da Silva, cuja história de vida é uma verdadeira demonstração de superação.


Na oportunidade o vereador Vicentinho, em conversa com nobre amigo o Sr. Luis Mario (Marinho) Diretor da UVESP, apresentou o Sr. Eduardo Bataglini Presidente da ACE de Laranjal Paulista e o seu Vice-Presidente Luiz Fernando Garpelli, para futuras implantações de novos cursos de capacitação em Laranjal Paulista.


Vereador Vicentinho e o Sr. Jean Paulo Batista


Vereador Vicentinho, deixa sua mensagem sobre o evento.

“Que bela atitude da União de Vereadores do Estado de São Paulo – UVESP, propondo seminários de capacitação, palestras elucidativas em parcerias com a Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência. É com este tipo de iniciativa que nos fazem acreditar em pessoas realmente compromissadas com a legalidade, transparência, e a cidadania nos poderes públicos.


quarta-feira, 24 de abril de 2013


SECRETARIA DA HABITAÇÃO DO ESTADO

Ontem dia 23 de abril, os vereadores da mesa da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, Djalma V. Bordignon (PSDB), Vicente Di Santi Filho(PV), Nilso Ventris(DEM) e Dr. José F. De Moura Campos(PSDB), acompanhados pelo empresário Antônio Luiz Leite, foram a reunião com o Sr. Silvio Torres Secretário de Habitação do Estado de São Paulo. Falar sobre a situação dos processos de habitação de Laranjal Paulista.

Os vereadores e o Sr. Leite empresário, agradeceram ao Sr. Silvio Torres e sua equipe, pela recepção e a atenção ao município de Laranjal Paulista depositada.



4ª edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania


A educação inclusiva é um dos focos dessa caravana, que na opinião da Dra. Linamara Rizzo Battistella, secretária titular da pasta, “é preciso criar um projeto educacional para a inclusão escolar do aluno, com ou sem deficiência, de forma natural”. Lembra que é preciso conexão entre todos os alunos das redes de ensino.

O evento que terá várias palestras elucidativas, contará com a presença do campeão brasileiro e panamericano em paracanoagem, Luis Carlos Cardoso da Silva, cuja história de vida é uma verdadeira demonstração de superação.

O paradesporto, segundo o secretário adjunto Marco Pellegrini, é uma das metas prioritárias do Governo do Estado de São Paulo, para quem a “Obra Prima do Estado é o bem estar das pessoas”.

O mutirão do emprego, desfile de moda inclusiva também farão parte da 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania.

Não perca, veja abaixo a programação do evento e compareça.




terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro



A 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor. A data tem como objetivo reconhecer a importância e utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.


Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, e elemento fundamental no processo educativo.

No Dia Mundial do Livro decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por livrarias, associações culturais, escolas, universidades e outras entidades. 

Origem da data

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial - foi a 23 de Abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de Abril de 1899 nasceu Vladimir Nabokov.

A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e desenvolvimento econômico.

O dia 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o escritor inglês William Shakespeare.


"RESUMO SESSÃO ORDINÁRIA"


Ontem dia 22 de abril em Sessão, o vereador Vicentinho (PV), abordou diversos assuntos, entre eles foi o “Programa São Paulo Amigo do Idoso”

Que a partir do mês de abril, as prefeituras do Estado de São Paulo terão 30 dias para atualizar e validar os nomes de idosos e familiares no Sistema Pró-Social do Governo Estadual, já identificados no CadÚnico, para liberar a entrega do Cartão Amigo do Idoso. O Cartão Amigo do Idoso é direcionado aos idosos do Estado com idade superior a 80 anos, com renda mensal de até meio salário mínimo.

Com o Cartão, o beneficiário receberá uma complementação de renda de R$ 100,00 por mês. Para ter direito ao auxílio, o idoso deve estar registrado no Cadastro Único (CadÚnico) e estar fora dos programas de benefícios individuais, como o Renda Mensal Vitalícia (RMV) ou Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).


Em Busca de Melhorias para Laranjal Paulista

O vereador compartilhou com todos duas conquistas, alcançadas através do Excelentíssimo Sr. Cauê Macris, Deputado Estadual (PSDB), para as entidades ACEL - Associação Criança Esperança Laranjalense, que será contemplada com recursos para aquisição de equipamentos, para continuar cuidando muito bem de nossas crianças em Laranjal Paulista. E ao ASILO SÃO CRISTOVÃO, que em visita entregou-lhe um Ofício, buscando mais recursos para a entidade, que de imediato o Deputado se prontificou a atender o pedido.


Convênios do Estado de São Paulo

No dia 10 de abril, o vereador Vicentinho em convite feito pelo Deputado Cauê Macris, para acompanhá-lo na assinatura de 238 convênios no Palácio do Bandeirantes, assinados pelo Governador Geraldo Alckmin para 182 municípios, entre os municípios Laranjal Paulista, para investimento nas áreas de educação, saneamento, meio ambiente, planejamento e defesa civil no estado de São Paulo.

Laranjal Paulista foi contemplado com o convênio da Secretaria de Planejamento, para obras de infraestruturas no município. O Excelentíssimo Sr. Prefeito Heitor Camarin Junior, foi para o Palácio para assinar e receber o convênio do governo do Estado de São Paulo. Aonde o vereador o parabenizou pela conquista para Laranjal e conversaram sobre a situação do Município Verde Azul. Que no momento Laranjal não se encontra bem colocado na pontuação, assim ficando de fora do convênio do Meio Ambiente e perdendo benefícios para melhorar a cidade, o vereador Vicentinho se mostrou a disposição do Sr. Prefeito para ajudar a melhorar a situação do município no ranking pontuação, para melhorar o nosso meio ambiente.

Requerimento

O vereador solicitou junto ao Sr Prefeito do Município de Laranjal Paulista, os Requerimento nº 02 e 03/2013.
  1. Determinar ao setor competente que providencie a manutenção das Pontes: Moinho Velho do Bicame, Entre Rios.

  2. Relação de todos os convênios firmados pelo Município (incluindo os encerrados e os que estão por encerrar), desde o início do ano de 2009 até a presente data, especificando os valores recebidos, a parte conveniada e o objetivo do convênio (objeto e finalidade).

Não percam a próxima sessão, será abordados mais assuntos em prol da nossa cidade querida Laranjal Paulista. Nos acompanhe em tempo real pelo site: camaralaranjalpaulista.sp.gov.br ou ainda pela rádio Dynâmica FM.


segunda-feira, 22 de abril de 2013



História do Descobrimento do Brasil



Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil. 

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha. 

Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas. 

Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.


Seguindo o Cronograma de Visitas

Visita a Excelentíssima Senhora Aline Corrêa, Deputada Federal



Na sexta-feira dia 19 de abril, o vereador Vicente Di Santi Filho (Vicentinho) Partido Verde e o Sr. Marcos Eduardo de Mello (Melinho) Presidente do Partido Progressista, estiveram em visita a Excelentíssima Senhora Aline Corrêa, Deputada Federal pelo Partido Progressista, para fortalecer o Partido e laços, para buscar recursos para Laranjal Paulista em especial as entidades. Em seu gabinete, o vereador Vicentinho e o Sr. Melinho, foram recebidos cordialmente como amigos por todos da equipe, inclusive pela Deputada Federal que se mostrou muito atenciosa e esperançosa com a visita de ambos, e com muita vontade de começar a trabalhar por Laranjal Paulista. A Deputada Aline, agradeceu a visita de ambos e se mostrou novamente a disposição para lutar por Laranjal.

O vereador Vicentinho, agradeceu a Deputada, pela maravilhosa recepção e a atenção de todos.



DIA DO PLANETA TERRA




Todos os anos, a 22 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.  

A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.

A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.

Desde essa data, no dia 22 de Abril milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.


domingo, 21 de abril de 2013


TIRADENTES

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional. A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.


Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional em homenagem a sua luta. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.



sexta-feira, 19 de abril de 2013


Seguindo Cronograma de Visitas

Visita ao Deputado Gondim – Assembleia Legislativa 9 de Julho


Na última quarta-feira dia 17, o vereador Vicentinho (PV), esteve na Assembleia Legislativa, em visita ao Excelentíssimo Sr. Luiz Carlos Gondim Teixeira, Deputado Estadual (PPS), fortalecendo laços de amizade e procurando recursos para Laranjal Paulista.

Em seu gabinete o vereador foi recebido calorosamente pelo Deputado e o Sr. Beto Cruz Assessor Parlamentar, aonde na oportunidade o vereador entregou-lhe um OFÍCIO solicitando doação de um veículo do tipo AMBULÂNCIA para a Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista. Que de imediato o Deputado, deu muita atenção ao pedido e se prontificou a atender com muito carinho.


DIA DO ÍNDIO



O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril. O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história. 


Foi decretado pela ONU o "Dia Panamericano dos povos indígenas"


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Averiguando a situação de Lotes e Terrenos em 
Laranjal Paulista


Hoje pela manhã, Vicentinho (PV) e os vereadores Nilso Ventris (DEM) e Carlos Rossi (PSB), representantes da Comissão de Planejamento, Obra, Serviços Públicos, Atividades Privadas e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Laranjal Paulista. Foram acompanhar o Excelentíssimo Sr. Prefeito Heitor Camarin Jr e seus secretários municipais, numa tour pela cidade e distritos de Laranjal, para averiguar a situação dos terrenos e lotes na cidade, com o intuito de futuras implantações de Leis do Plano Diretor e Zoneamento.


terça-feira, 16 de abril de 2013


PROGRAMA SÃO PAULO AMIGO DO IDOSO

Prefeituras atualizem o cadastro de idosos




A partir do mês de abril, as prefeituras do Estado de São Paulo terão 30 dias para atualizar e validar os nomes de idosos e familiares no Sistema Pró-Social do Governo Estadual, já identificados no CadÚnico, para liberar a entrega do Cartão Amigo do Idoso. 

Ainda da tempo senhores prefeitos para atualizar e validar. 

A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, é uma das propostas do Programa São Paulo Amigo do Idoso, que envolve ações de várias secretarias do Governo voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população acima de 60 anos do Estado. 

Saiba mais sobre o Cartão Amigo do idoso:
http://bit.ly/17novL9


sexta-feira, 12 de abril de 2013


Projeto Mulheres Verdes no Poder


Diante do cenário brasileiro de vulnerabilidade feminina, a Secretaria Nacional da Mulher do Partido Verde, lança o projeto “Mulheres Verdes no Poder”, a fim de diminuir o fosso instaurado entre homens e mulheres dentro e fora do Partido Verde.


O plano tem como tema central a ampliação da participação das mulheres verdes nos espaços de poder. Uma ação que visa transformar as estruturas de poder e a mentalidade discriminatória de gênero imposta hoje em nossa sociedade através de uma maior adesão feminina ao movimento político em nosso partido.

“A participação ativa das mulheres é indispensável à construção da democracia e da cidadania e assume um caráter crítico e propositivo na construção das plataformas feministas dirigidas ao poder público, como contribuição para a elaboração de leis e para a administração pública, e para as candidaturas político-partidárias, no sentido de sensibilização e estabelecimento de compromissos das/os candidatas/os. Muitas de suas ações têm produzido desdobramentos concretos em termos de inovação e conquistas legislativas e de políticas públicas”. (II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, página 118).

Para que o projeto “Mulheres Verdes no Poder” chegue a todos os municípios onde o Partido Verde está presente, precisamos ter uma base de atuação descentralizada, onde o processo seja conduzido por um grupo de pessoas que trabalhem de forma a assegurar seus objetivos e metas.

Os atores envolvidos no processo são: a Secretaria Nacional da Mulher, as Secretarias Estaduais da Mulher, as Secretárias Municipais da Mulher e as Coordenadoras Regionais da Mulher.


Clique no link abaixo e conheça as Coordenadoras Regionais e veja o projeto completo:


quinta-feira, 11 de abril de 2013


Em Busca de Melhorias para Laranjal Paulista


Nesta quarta-feira 10 de abril, vereador Vicentinho (PV), foi para a Assembleia Legislativa de São Paulo, em visita ao gabinete do grande amigo Sr. Cauê Macris Deputado Estadual (PSDB), em uma recepção cordial e calorosa pelo Deputado e de seus assessores. Entregou um ofício em buscar de recursos para nossa entidade ASILO SÃO CRISTOVÃO de Laranjal Paulista. Que de imediato se prontificou a atender nosso pedido.

Em conversa com o Deputado, ele perguntou como está nossa cidade e como anda nossa política para melhorá-la cada vez mais. E agradece de coração muito a Laranjal pelo reconhecimento e apreço enorme que com ele nos laranjalenses temos. E concluiu que o mesmo apreço que laranjal tem por ele, ele tem por Laranjal.

E nos deu mais uma grande notícia sobre os recursos solicitados anteriormente em outra visita, que a nossa entidade ACEL - Associação Criança Esperança Laranjalense, será contemplada com recursos para aquisição de equipamentos para continuar cuidando muito bem de nossas crianças em Laranjal Paulista.



Em convite do Deputado Cauê Macris, vereador Vicentinho o acompanhou representando a Câmara Municipal de Laranjal Paulista, ao Palácio dos Bandeirantes, aonde o Governador Geraldo Alckmin foi assinar 238 convênios com 182 municípios, entre os municípios Laranjal Paulista, para investimento nas áreas de educação, saneamento, meio ambiente, planejamento e defesa civil no estado de São Paulo.



Com investimento de R$ 108 milhões de reais os acordos são com a Secretaria da Educação: para construção de creches e reformas de escolas; Saneamento e Recursos Hídricos: com ligações a rede de esgoto; Meio Ambiente: com caminhão compactador de lixo e equipamento; Defesa Civil: para construção de pontes; Secretaria de Planejamento: para obras de infraestruturas nos municípios.



Laranjal Paulista foi contemplado com o convênio da Secretaria de Planejamento, para obras de infraestruturas no município. O Excelentíssimo Sr. Prefeito Heitor Camarin Junior, foi para o Palácio para assinar e receber o convênio do governo do Estado de São Paulo. O Vereador Vicentinho o parabenizou pela conquista para Laranjal e conversaram sobre a situação do Município Verde Azul. Que no momento Laranjal não se encontra bem, o vereador se mostrou a disposição do Prefeito para ajudar a melhorar a situação do município no ranking pontuação, para melhorar o nosso meio ambiente.


terça-feira, 9 de abril de 2013


"Resumo Sessão" 


Ontem dia 08 de abril em Sessão, foi abordados diversos assuntos, um dos assuntos que mais chamou a atenção do Vereador Vicentinho (PV), e de todos no Plenário, foi o estado do Lixo Orgânico e Reciclável em Laranjal Paulista, a questão foi o números de vezes que o caminhão deve passar coletando esse lixo. Se é 2, 3 ou até 5 vezes por dia na semana, que vem trazendo transtornos aos moradores principalmente em feriados etc.

Nos anos passado o vereador Vicentinho apresentou diversos projetos para sanar essa dificuldade em nossa cidade, mais infelizmente ainda não foi implantado no município. Portanto, em sessão ontem colocou-se novamente a disposição da Prefeitura para tirar qualquer dúvida em relação aos projetos encaminhados sobre os lixos orgânicos e recicláveis.

E ainda foi falado sobre um grande problema cronico que assola cidade de Laranjal Paulista, que é os “BURACOS”, reclamações faladas em sessão e encaminhadas ao Excelentíssimo Sr. Prefeito os Ofícios para tomar medidas visando erradicar o problema referentes as reclamações dos moradores dos bairros abaixo:

Bairro São Roque
  • Moradores reclamam a demora para fechar buracos na Avenida Davi Segatt em paralela a Rua Aristides Damian, nos dias de chuva a água leva todo tipo de sujeira e barro para dentro das casas, e consequentemente aumentando o buraco. Causando transtornos enormes aos moradores dessa rua.

Conjunto Habitacional Vicente Di Santi
  • Na Rua Agenor Defacio Filho, moradores reclamam do abandono do terreno municipal. Está depositada uma grande quantidade de lixo, detritos e resíduos, em local impróprio e não permitido, causando transtornos. E no momento o local está coberto de vegetação alta, que ficou propício a proliferação de insetos, bichos peçonhentos e outras pragas nocivas.

Bairro Jardim Ambiental
  • Recebemos reclamações de moradores referente ao abandono da obra “Praça dos Idosos” na Praça Paola Guiraldi Luvissotto Stringhini, ao lado do INSS de Laranjal Paulista. Averiguamos a situação da praça, e confirmamos o abandona da praça de modo geral.

Rua Ordele
  • Na Rua Ordele, ao lado esquerdo em frente ao Comércio de Materiais Elétricos, encontra-se uma sinalização de tartarugas de trânsito e faixas amarelas para “Proibir o Estacionamento de veículos”. Infelizmente devido a essas tartarugas, uma Senhora caiu fraturando a sua mão. E a mesma informou que não foi a única a cair, outros moradores também já foram vitimas dessa sinalização.

Seguindo o Cronograma de Visitas

Visita ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Tuíze - Paço Municipal de Itu
O prefeito Antonio Tuíze recebeu na manhã desta segunda-feira, 08, a visita dos vereadores de Laranjal Paulista, Vicenti Di Santi Filho (PV) e Nilso Ventris (DEM).

Antes, os vereadores foram recepcionados por um membro da Comissão Interna de Meio Ambiente “A3P” que apresentou aos visitantes todos os detalhes das práticas exigidas para a certificação do prédio verde junto ao LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para construções sustentáveis.

A visita técnica monitorada no Paço Municipal ituano apresenta os processos de arborização, telhado verde, redução do consumo de energia, reaproveitamento da água, uso de materiais certificados, gestão integrada dos resíduos, entre outros itens.

No último mês o prefeito Antonio Tuíze recebeu das mãos do Governador Geraldo Alckmin o prêmio “Greening”, durante a abertura da 19ª Feicon Batimat (Salão Internacional da Construção), em reconhecimento aos profissionais e empresas que se destacam na área da sustentabilidade.
Visitas monitoradas

Interessados em conhecer todos os detalhes que fazem o novo Paço Municipal, o primeiro prédio público municipal verde da América Latina, podem participar das visitas monitoradas ao prédio que acontecem em grupos de até 25 pessoas e devem ser agendadas na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone (11) 4886 9834 ou pelo e-mail ambientesecretaria@itu.sp.gov.br.


segunda-feira, 8 de abril de 2013


57º Congresso Estadual de Municípios



Vereador Vicentinho (PV), estive no evento que aconteceu nos dia 02 ao 06 de abril o “57º Congresso Estadual de Municípios”, na cidade de Santos SP. Evento já tradicional no calendário dos prefeitos, vereadores, secretários de Estado, ministros, senadores, deputados, entre outras autoridades.



 


Vereador Vicentinho (PV), Nilso Ventris (DEM), e o Presidente da APM o Sr. Celso Gligio Dep. Estadual (PSDB)



Neste evento esteve presente, a classe política de todo o estado de São Paulo participando de importantes debates, articulações e rica troca de experiências, em evento promovido pela Associação Paulista de Municípios (APM).

Com o tema Municipalismo: União por novos tempos, o 57º Congresso proporcionou para vereador e aos gestores públicos uma análise dos assuntos mais emergentes e busca de soluções, apontando as melhores práticas e os melhores caminhos para uma gestão eficiente.

A novidade deste ano no Congresso foi o “Espaço Democrático”, em que importantes personalidades da política deram sua opinião e debateram diversos assuntos em pauta. Enriquecendo ainda mais a programação do Congresso.

Um dos temas mais importantes abordados no Congresso foi o “Movimento SOS Município” que será a voz das cidades na luta por melhor distribuição de recursos do pais. Onde o vereador Vicentinho foi a cada estande recolher diversos materiais informativos, para esclarecimentos aos vereadores que não puderam estar presentes, com o intuito de alertá-los ao assunto e também fortalecer cada vez mais a nossa cidade Laranjal Paulista.

Revista Municípios de São Paulo - Ed. 52

domingo, 7 de abril de 2013


O Partido Verde do Estado de São Paulo convida:


49º Encontro Estadual 


Reunião de bacias e eventos paralelos (mesas), envolvendo temas de interesse, ocorrerão durante todo o dia de Sábado. Para maiores detalhes sobre a programação completa do Encontro Estadual, acesse o site do PV-SP (www.pvsp.org.br).


Maiores informação

Partido Verde do Estado de São Paulo
Rua Batolomeu de Gusmão, 30
04.111-020 - São Paulo - SP
Tel. (11) 3628-4300


Partido Verde Laranjal Paulista
18500-000 - Laranjal Paulista - SP
Tel. (15) 3283-6622 - Gabinete