quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vicente Di Santi Filho 

16ª Sessão Ordinária

Vereador fala da sua participação na Audiência Pública em Brasília



O vereador Vicentinho falou sobre sua participação nesta terça-feira, 22, da Audiência Pública para debater "A educação da pessoa com Dislexia e TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade", a convite do Senhor Gabriel Chalita, deputado federal e presidente da Comissão de Educação, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Pronunciamento do vereador Vicentinho na Audiência Pública em Brasília

Na terça-feira dia 22 de outubro, o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), foi convidado pelo Senhor Gabriel Chalita (PMDB), deputado federal e presidente da Comissão de Educação, e pela Senhora Mara Gabrilli (PSDB), deputada federal, a participar da Mesa para debater sobre o tema “A educação da pessoa com Dislexia e TDAH”, na Câmara dos Deputados em Brasília.

Em seu pronunciamento o vereador se expressou da seguinte forma. “A importância deste debate é intensamente necessária para instrumentalizarmos os educadores de hoje com os mais novos recursos e cursos disponíveis no momento, para que os alunos e os professores possam interagir uns com o outro cada vez mais em um processo de ensino e aprendizagem eficaz. Para que não venha ocorrer erros por falta de informações e preconceitos para com a criança”, disse Vicente.

Vicentinho já encaminhou o Projeto de Lei na Câmara Municipal de Laranjal Paulista, que dispõe sobre o Diagnóstico e o Tratamento da Dislexia e do Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade na Educação Básica.




quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vereadores participaram do debate em Brasília, sobre "A educação da pessoa com Dislexia e TDAH"

Os vereadores Djalma Valdemir Bordignon, Presidente da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, e Vicente Di Santi Filho, 2º Secretário da Mesa da Câmara, participaram nesta terça-feira, 22, da Audiência Pública para debater "A educação da pessoa com Dislexia e TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade", a convite do Senhor Gabriel Chalita, deputado federal e presidente da Comissão de Educação, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A finalidade dessa Audiência Pública foi a discussão sobre as dificuldades do aprendizado escolar, especialmente as decorrentes da Dislexia, distúrbio que afeta cerca de 10% da população mundial.

Especialistas defenderam a tese do diagnóstico precoce como forma de garantir qualidade de vida à criança disléxica ou com déficit de atenção. 

Para a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), que propôs o debate, assuntos ligados à educação inclusiva têm de ser discutidos permanentemente para que a sociedade saiba mais sobre os problemas e possa procurar seus direitos. "A gente quer que as pessoas que tenham transtornos de déficit de atenção com hiperatividade ou dislexia ou qualquer outro transtorno de aprendizagem não sejam discriminadas. Eu acredito que todo aluno tem capacidade de aprender. A gente precisa aprender como ensinar e é isso que muitas vezes falta."

A Audiência Pública foi realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Essa Comissão já aprovou projeto (PL7081/10) que obriga o poder público a manter programa de acompanhamento integral para estudantes com transtornos de aprendizado, e que compreende a identificação precoce, encaminhamento para diagnóstico, apoio educacional na rede de ensino e apoio terapêutico especializado na rede de saúde. A proposta agora está em análise pela Comissão de Finanças e Tributação.


Os vereadores laranjalenses tem especial interesse pela causa, sendo que o Vereador Vicentinho tem acompanhado várias reuniões a respeito do tema e que acontecem no Estado, principalmente depois de ter tomado consciência das dificuldades existentes no dia a dia dos portadores da Dislexia. Já o Presidente da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, Djalma Bordignon, é autor da Lei nº 2.728, de 29 de setembro de 2009, e que autorizou o Poder Executivo a instituir no município programa de apoio ao aluno portador de distúrbios específicos de aprendizagem diagnosticados como dislexia.

A Dislexia é um transtorno genético, caracterizado por alteração cromossômica hereditária e que se traduz pela dificuldade do indivíduo em decodificar símbolos, dificuldade em ler e escrever, soletrar, compreender textos, reconhecer fonemas, exercer tarefas relacionadas à coordenação motora e, também, pelo hábito de trocar, inverter, omitir ou acrescentar letras ou palavras ao escrever, comprometendo dessa maneira ao seu portador, a capacidade de aprendizagem da leitura e escrita com correção e fluência. É importante lembrar que a Dislexia nada tem a ver com o potencial intelectual do indivíduo, podendo se manifestar em pessoas com inteligência normal ou inteligência superior.

Mais fotos:

Vereadores Gilmar Rios de Campos do Jordão, Djalma V. Bordignon, Vicente Di Santi Filho e deputada Mara Gabrilli




quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vereador Consegue Emenda para entidade Asilo São Cristóvão de Laranjal Paulista
Na tarde desta segunda-feira 14 de outubro, o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), recebeu a visita do amigo Renato Galendi no seu Gabinete Verde da Câmara Municipal de Laranjal Paulista, representando o nobre deputado federal o Senhor Eli Correa Filho (DEM). Renato veio visitar a nossa cidade e a entidade Asilo São Cristóvão e aproveitou para conversarem sobre o pedido encaminhado pelo vereador Vicentinho no 1º semestre de 2013, solicitando recursos para custeio da entidade ASILO SÃO CRISTÓVÃO.

Conforme o presidente da entidade o Senhor Eraldo Luiz Tiveron, e o Senhor Marcos Luiz Baggio, diretor da entidade, informaram ao vereador Vicentinho, que a entidade está precisando de verbas para reformar parte das instalações, uma vez que o prédio apresenta problemas sérios na sua estrutura devido ao tempo da construção, que tem por volta de quarenta anos e durante este período só foram realizados pequenos ajustes ou reparos. Por tanto, devido as ocorrências na entidade, o vereador buscou ajuda a Renato Galendi, visando melhorias para a entidade.

Na visita a entidade, Renato Galendi agradeceu a todos pela calorosa recepção e aproveitou para dar a ótima notícia ao vereador Vicentinho e aos diretores da entidade, que será destinada uma emenda parlamentar para a entidade Asilo São Cristóvão no valor de R$ 180.000,00 (Cento e oitenta mil reais), pleiteada pelo deputado.

Vicentinho muito feliz por mais uma conquista alcançada para Laranjal Paulista, se expressou da seguinte forma. “Estou muito feliz por mais essa grande conquista, isso mostra que temos pessoas serias lutando por uma causa comum que é o bem-estar de todos. Tem muito a ser feito para melhorar cada vez mais nossa cidade. Por isso, não medirei esforços para que essas e tantas outras vitórias venham para nossa Laranjal querida”.

Renato informou que essa parceria com o Deputado só está começando e garantiu para o vereador Vicentinho, que o Gabinete do Deputado está inteiramente a disposição do vereador para ajudar cada vez mais a cidade de Laranjal Paulista.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vicente Di Santi Filho 


15ª Sessão Ordinária


Vereador abordou sobre respostas do Ofício para Rodovias do Tietê, ALARDE e Asilo São Cristóvão


Ontem dia 14 de outubro, o vereador Vicentinho registrou nessa 15ª Sessão Ordinária, a resposta do Deputado Estadual Cauê Macris (PSDB), sobre os Ofícios de melhorias do trevo da Rodovia Marechal Rondon e equipamentos para a entidade ALARDE. E deu a feliz notícia de uma emenda conseguida por ele através de parcerias com o Deputado Federal Eli Corrêa Filho (DEM), para a entidade Asilo São Cristóvão no valor de R$ 180.000,00 (Cento e oitenta mil reais).



quarta-feira, 9 de outubro de 2013

VISITA DE ALUNOS DA ESCOLA CECÍLIA SALTO


Na terça-feira dia 8 de outubro, a 3ª série do Ensino Fundamental da Escola "Profa. Cecília Salto de Almeida" visitaram a Câmara Municipal de Laranjal Paulista e, assim como aconteceu no período da manhã, foram recebidos com muito carinho pelo presidente Djalma Valdemir Bordignon (PSDB), pelo 2º secretário Vicente Di Santi Filho (PV) e pela vereadora Regina Abdala (DEM).


Fotos da Visita:






segunda-feira, 7 de outubro de 2013

VI SEMANA DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

De 7 a 9 de outubro, a partir das 19h00
Local: Plenário da Câmara Municipal de Laranjal Paulista




sexta-feira, 4 de outubro de 2013


NATUREZA
Podemos considerar natureza tudo aquilo que constitui o planeta, mas que não foi criado pelo homem, como terra, água, ar, plantas, animais, etc.
O dia da natureza é 04 de outubro, e a data é uma oportunidade de se refletir sobre as formas de conservação e sustentabilidade que esta tem necessitado, em razão das destruições causadas pelo homem.
Com os avanços tecnológicos, o homem passou a destruir a natureza para construir coisas em seu benefício. O surgimento das cidades, o aumento da população do mundo, a invenção das máquinas, dentre outros recursos, surgiram para facilitar a vida do homem, mas tem contribuído significantemente para a destruição da natureza.
Além disso, a caça predatória de espécies animais tem deixado muitas delas em extinção, prejudicando o equilíbrio natural de suas cadeias alimentares.
O acúmulo de lixos, distribuídos por todos os lados, também tem contribuído com a poluição ambiental, onde os mesmos são arrastados até rios e mares, poluindo também nossas águas.
Outra forma de poluição causada pelos homens é através das indústrias. Estas têm lançado restos de seus lixos nos rios e mares, poluindo-os.
A agricultura também é um grande problema da poluição, pois agrotóxicos poluem o solo, sendo absorvidos pelas camadas da terra, podendo causar danos aos homens, no futuro. Com isso, temos o comprometimento da água, pois os lençóis freáticos são atingidos por esses produtos químicos. No México, por exemplo, a contaminação é tão grande que em determinados lugares não existe mais oxigenação nas águas do rio Mississipi, o que ocasionou o fim da vida no mesmo.
O ar também tem sido prejudicado pela poluição. O caso mais sério que o homem tem enfrentado é a destruição da camada de ozônio (O3), através dos gases de ares condicionados, de produtos sprays, chips de computadores, embalagens de plástico, etc. O gás lançado causa perfurações na camada que protege a Terra dos raios solares, sendo um dos motivos do aumento do índice de câncer de pele.
Para se garantir um futuro de qualidade, é necessária responsabilidade individual de cada sujeito, de comprometimento e respeito com a natureza. Cada um deve pensar nas ações que pode desenvolver para preservar o meio ambiente, no exercício da cidadania.
Temos que pensar em sustentabilidade de forma imperativa, obrigatória. Não dá mais para continuar destruindo o meio ambiente e deixar as próximas gerações pagarem pelas nossas atitudes erradas.


quarta-feira, 2 de outubro de 2013

I Encontro do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba

Nesta terça-feira 1 de outubro, o vereador Vicente Di Santi Filho (PV), representando a Câmara Municipal de Laranjal Paulista, participou do I Encontro do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, na Câmara Municipal de Limeira. E da Escola Legislativa, realizada pela Uvesp. Onde a mesa de trabalhos foi composta pelo presidente do Parlamento Metropolitano de Campinas, Lourival Messias, pelo diretor da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Luiz Mário(Marinho), pelo presidente da Câmara de Piracicaba, João Manoel, representando a maior cidade do Aglomerado e pelo presidente da Câmara Municipal de Limeira, o vereador Ronei Martins. 

Este evento foi criado com o propósito fundamental de promover e fortalecer a democracia, investindo, para isso, na aproximação do Legislativo com a sociedade civil. Porque na atual conjuntura, há um enorme descrédito da população em relação ao poder legislativo. Devemos lembrar que essa desconfiança pode evoluir para uma crise de legitimidade que colocaria em risco todos nós. Por isso, a importância do Parlamente em nossas cidades para que o cidadão se aproxime cada vez mais do seu político e consequentemente da política da sua cidade. Durante o evento foi destacado por todos palestrantes a importância da atuação conjunta do Poder Legislativo da região por meio de ações e iniciativas discutidas e priorizadas pelo conjunto dos parlamentares.

“Vicentinho falou sobre a importância do Parlamento Regional e o seu benefício para as Cidades. “Então senhores do legislativo, nós precisamos estar preparados para estes novos acontecimentos em nosso governo. Não podemos ignorar o grito de 200 milhões brasileiros revoltados com a atual situação da política brasileira. Por tanto, temos que criar parlamentos para revigorar e estabelecer a ordem e o padrão de trabalho cada vez melhor para a população. Precisamos agir essa é uma das atitudes a ser tomada por nós vereadores, de mostrar o que nós estamos fazendo para melhorar a qualidade de vida da população e do país. O rumo da história agora é outro, o método de fazer política no Brasil, mudou. O gigante acordou! Então vamos arregaçar a manga e trabalhar sem demagogia em nossas cidades, porque aparecer é muito fácil mais mudar a atual situação que nós nos encontramos é difícil”, concluiu Vicentinho.

Fotos do evento:

Vereadores Vicentinho e Ronei Martins de Limeira e Marinho

Presidente Ronei discursando sobre o Parlamento e sua importância para o município


Marinho diretor da UVESP, discursando sobre importância do vereador buscar informações cada vez mais para melhorar a qualidade de vida da população da sua cidade.